
Vivemos em uma era onde o excesso de informação nos ensurdece. Ouvimos muito, e escutamos pouco. A escuta verdadeira, que transforma e cria realidade, não é a que ouve com os ouvidos, mas a que capta com o Ser inteiro (e interior). É a escuta da Criação.
Na verdadeira criação de realidade, escutar é um dos primeiros passos da Criação Consciente. Antes de qualquer ação, ritual ou emoção, há um campo onde algo é escutado, e isso, por si só, começa a formar realidade. Sabemos que o verdadeiro início de qualquer criação não é uma escolha de ação, mas uma ordenação da percepção.
"O que escutamos estabelece a ponte entre o mundo visível e o universo invisível.?
A escuta ativa vai além da audição. Ela revela quem está dizendo o que está sendo dito, ou seja, desde onde o Verbo foi emitido: da cultura herdada? de um trauma? de uma crença programada? ou do verdadeiro Desejo criador da Alma?
A maioria das pessoas não escuta a si mesmas, elas apenas reagem às suas emoções, reproduzindo frases que foram programadas socialmente:
?Estou me separando?, ?quero sumir?, ?meu problema é a saúde?,
Mas a escuta iniciática pergunta:
?Quem está dizendo isso dentro de você??
?Desde onde essa frase está sendo gerada??
Essa pergunta não busca mudar a frase, mas revelar sua origem. A partir disso, uma nova fala pode surgir: não reformulada, mas recriada. Não se trata de afirmações positivas ou de mudar as frases, mas de entender que essa frase construída desde um lugar falho está revelando camadas muito mais profundas. Por isso, se trata de alinhar o Verbo com a minha essência. Esse Caminho leva, sem dúvidas, à descoberta dessa essência.
?A emoção não é origem. É consequência da Palavra.?
Quando há divisão interna, não há Criação. O desejo bifurcado bloqueia o Verbo. Só quando as forças estão unificadas ? escuta, fala e ação ? é que nasce uma realidade sólida.
É por isso que dizemos que a espiritualidade verdadeira começa pela escuta própria. O que não foi escutado em nós vai se manifestar como sintoma, conflito ou repetição.
Toda separação externa (divórcio, doença, crise) começa com uma divisão interna não escutada.
?Se você não escuta seu Desejo verdadeiro, o Outro em você governará.?
A escuta ativa dissolve programações, reintegra forças divididas e ativa o que os antigos chamavam de Ozen ha-Lev, o Ouvido do Coração ? um estado interior de sintonia com a Fonte.
Na Escola G.E.R.A.h, trabalhamos com a escuta como ferramenta principal da reprogramação e da causalização. Escutar é auditar. É separar o que é verbo próprio do que é verbo herdado.
?A Criação só acontece onde há escuta refinada.?
Por isso ensinamos a escutar frases como diagnósticos vivos:
? ?Essa pessoa não é para mim?: Um espelho do que em mim precisa mudar para me integrar a mais pessoas e melhorar os relacionamentos.
? ?Desejo a separação?: Uma parte minha deseja uma coisa e a outra parte, outra. Essa escuta vai proporcionar os caminhos para me unificar novamente.
? ?Meu problema é de dinheiro / Tenho problema de saúde?: Algo em mim associa e une o dinheiro aos problemas ou a saúde aos problemas ? e não à ?doença? ou à ?falta de recursos?.
Essa escuta muda os verbos que ?ordenam? minha realidade ? de superar, esquecer, reagir, ressignificar ou culpar ? para verbos com potencial transformador: Reintegrar, Reunir, Unificar, Olhar interiormente ou Buscar em mim aquilo que acreditava ser ameaça externa.
Essa é a escuta da Criação, da nossa própria Criação.
Essa é a base de um Método de Criação poderoso e transformador.
"Ouça a música Iniciática que a Escola Gerah preparou para que você medite sobre este tema."
?https://www.youtube.com/watch?v=tS-RvNH5-uY
Explore todos nossos conteúdos gratuitos e pagos:
? Acesse: www.gerah.com.br/ocaminho.
Horacio Zabala
Diretor ? Escola G.E.R.A.h de Iniciação e Kabbalah